domingo, 26 de maio de 2013

ESTUDO DIRIGIDO I 9º D ,E ANITA RIBAS

              EXERCÍCIO DIRIGIDO I 9ºD E 9º E ANO ANITA RIBAS - MATEMÁTICA
LEVAR PARA RESOLVER EM SALA NO DIA 29/05/2013 

 1)Calcular a, b, c e delta nas equações:

a) x² + 9 x + 8 = 0
b) 9 x² - 24 x + 16 = 0
c) x² - 2 x + 4 = 0
d) 3 x² - 15 x + 12 = 0
e) 10 x² + 72 x - 64 = 0
f) x² + 6 x + 9 = 0
g) 3 x² - x + 3 = 0
h) 2 x² - 2 x - 12 = 0
i) 3 x² - 10 x + 3 = 0




2)Preencher a tabela com os coeficientes e o discriminante de cada equação do segundo grau, analisando os tipos de raízes da equação.

EquaçãoabcDeltaTipos de raízes
x²-6x+8=01-684reais e diferentes
x²-10x+25=0




x²+2x+7=0




x²+2x+1=0




x²+2x=0





3) Calcular o discriminante de cada equação e analisar as raízes em cada caso:
        a) x² + 9 x + 8 = 0 

       b) 9 x² - 24 x + 16 = 0 

       c) x² - 2 x + 4 = 0 

      d) 3 x² - 15 x + 12 = 0 

     e) 10 x² + 72 x - 64 = 0 


     f) x² - 10x + 25 = 0

    g) x² - x - 20 = 0

    h) x² - 3x -4 = 0

   i) x² - 8x + 7 = 0


  j) 5x² - 3x - 2 = 0


4) RESOLVA AS EQUAÇÕES DE 2º GRAU

   1) x² - 5x + 6 = 0 

   2) x² - 8x + 12 = 0 

   3) x² + 2x - 8 = 0

   4) x² - 5x + 8 = 0 

   5) 2x² - 8x + 8 = 0

   6) x² - 4x - 5 = 0

   7) -x² + x + 12 = 0

   8) -x² + 6x - 5 = 0

  9) 6x² + x - 1 = 0

  10) 3x² - 7x + 2 = 0
   11) 2x² - 7x = 15

  12) 4x² + 9 = 12x

  13) x² = x + 12

  14) 2x² = -12x - 18

  15) x² + 9 = 4x

  16) 25x² = 20x – 4

  17) 2x = 15 – x²

  18) x² + 3x – 6 = -8 

 19) x² + x – 7 = 5

  20) 4x² - x + 1 = x + 3x²
   21) 3x² + 5x = -x – 9 + 2x²

  22) 4 + x ( x - 4) = x

  23) x² + 5x + 6 = 0

 24) x² - 3x + 19 = 0 

  25) x² - 7x + 12 = 0 

  26) x² + 5x + 4 = 0
   27) 7x² + x + 2 = 0 

  28) x² - 18x + 45 = 0 

  29) -x² - x + 30 = 0 

  30) x² - 6x + 9 = 0

5) As equações estão na forma reduzida, de os valores de a,b e c:
1) x² - 5x + 6 = 0 

2) x² - 8x + 12 = 0 

3) x² + 2x - 8 = 0

4) x² - 5x + 8 = 0
  5) 2x² - 8x + 8 = 0

6) x² - 4x - 5 = 0

7) -x² + x + 12 = 0

8) -x² + 6x - 5 = 0

 9) 6x² + x - 1 = 0

10) 3x² - 7x + 2 = 0 

11) 2x² - 7x = 15

12) 4x² + 9 = 12x

13) x² = x + 12

14) 2x² = -12x - 18

6)  Coloque os coeficientes  na ordem de equação reduzida.

a) a=3 ,    b= 19,  c= 77                    f)  a= 2,    b= 8,   c= 15
b) a=1,     b= 3,    c= 6                     g) a= 4,     b= 7,   c=  11
c) a=4      b=12,   c= 9                      h) a= 2,    b= 3,   c=    0
d) a=2,     b=5,     c=12                     i)  a= 0,    b= 1,  c= 12
e) a= 1,    b=6,     c= 22                    j)  a= 0,    b= 2,  c= 0



































domingo, 19 de maio de 2013

ESTUDO DIRIGIDO I - EVARISTO





ESTUDO DIRIGIDO –I  EVARISTO
        1- No ser humano temos inúmeras células diferentes .Como acontece a diferenciação celular?
        2-Quais são os quatro tipos de tecidos básicos do nosso organismo?
        3- De que são formados os músculos voluntários , onde se encontram e por que recebem este nome?
        4-De que são formados os musculos lisos , onde se encontram e porque são chamados de involuntários?
        5- Como é o músculo do coração?
6- Qual a composição do plasma sanguíneo?  
 7- Descreva  no espaço abaixo as partes que formam um neurônio:



 
 










        8- Indique a frase correta e explique o que há de errado nas demais :
a)       Todos as células do corpo resultam das divisões de uma célula inicial chamada célula-ovo,e as primeiras células já são bem diferenciadas umas das outras.
b)       A gordura se acumula na célula como uma gotícula, que gradualmente aumenta de tamanho  e empurra o citoplasma e o núcleo para o centro da célula.
c)        Se colocarmos o sangue em uma centrifugadora , ele separa em duas porções: uma líquida denominada plasma , e uma massa formada por célula.
d)       A forma dos corpos celulares dos tecidos cartilaginosos varia bastante,podendo ser: piramidal,arredondada, estrelada ou semelhante a uma pera.
e)       Os glóbulos vermelhos do sangue são denominados leucócitos.
        9- Estabeleça, a relação entre os tecidos abaixo indicados por letras,e suas características,indicadas por algarismo romano.
a)       Tecido adiposo                                              c) tecido ósseo
b)       Tecido cartilaginoso                                      d) tecido sanguíneo
I)                     Apresenta-se duro e resistente
II)                   É formado por células esféricas ou ovais
III)                  É formado por uma parte líquida denominada plasma e por uma parte celular
IV)                 É formada por um aglomerado de células que acumulam gordura
V)                   As células que os constituem são as hemaceas , os leucócitos e os trombócitos
VI)                 Forma-se principalmente embaixo da pele, na parede do abdome e nas nádegas .
VII)                As substâncias em dissolução nesse tecido são formadas por proteínas , glicose, aminoácidos , sais minerais , hôrmonios, etc.
VIII)              A parte líquida desse tecido é formado por  91 a 92% de água
IX)                  Nele não penetram vasos sanguíneos
X)                   O espaço intercelular é preenchido pela osseína  e por sais de cálcio
XI)                  Serve como isolante térmico , protegendo o corpo contra o frio
XII)                Encontra-se nos pavilhões auditivos, ponta do nariz , vias respiratórias e extremidades articulares dos ossos .
XIII)               Forma o esqueleto .



1                                          10- Analise as informações do quadro e escreva o nome do tecido correspondente.

quarta-feira, 6 de março de 2013

estudo dirigido 9º ano - 2013

ESTUDO DIRIGIDO DE FÍSICA PARA O 9º ANO Escola Docelina

ESTUDO DIRIGIDO DE FÍSICA
1-       Um camelo percorre 90 Km em  6 h. Qual é a sua velocidade média?
2-       Um atleta nada 100 m em 50 s. Determine sua velocidade média nesse percurso .
3-       Um ônibus leva meia hora para realizar o percurso de Jundiaí (SP) a Campinas (SP), a uma velocidade média de 80 km/h.Qual é a distância que separa as duas cidades?Explique como chegou a essa conclusão .
4-       Dois pontos de um CD musical estão localizados conforme mostrado na ilustração  abaixo . Quando esse CD esta sendo ouvido ( e, portanto , está girando), qual dos pontos percorre mais centímetros por segundo ? Justifique.



5-       Um avião percorre a distância de Porto Alegre a Recife , que é de 3.000 km, em 2h.
a)       Calcule a velocidade média do avião nesse percurso
b)       Procure em um dicionário o significado da palavra supersônico  e escreva-o em seu caderno
c)       Considere que a velocidade do som no ar é 1.235km/h .Pode-se afirmar que esse avião é supersônico ?
6-       Para responder as perguntas , use  as seguintes informações :
·         1km equivale a 1.000 m ;
·         1 h equivale a 60 min.;
·         1mim. Equivale a 60s.
a)       Um automóvel move-se a 72km/h.Como expressar essa velocidade em m/s?
b)       Uma moto move-se a 54 km/h.Qual é sua velocidade , expressa em m/s?
7-       Se você caminha com velocidade constante de 1m/s, quantos quilômetros percorrerá em uma hora ? Qual é a sua velocidade expressa em km/h
8-       Ás 9:30 mim.;um automóvel passa pelo marco quilométrico 340 e ás 11h, chega ao marco quilométrico 445.Qual é a velocidade média do automóvel nesse trajeto ?
9-       Em uma estrada , um ônibus trafegou durante duas horas com velocidade média de 80 km/h e durante mais uma hora com velocidade média 75 km/h.Qual a distancia percorrida pelo ônibus ?
10-   Uma moto com velocidade média 60 km/h , passa pelo quilometro 214 de uma rodovia ás 14h. Mantendo essa velocidade , a que horas chegará a uma cidade que fica no quilometro 259?
11-   O guepardo , ou chita(veja na figura ao lado) , é o animal mais veloz que se conhece. 


Partindo do repouso ele pode chegar a 26 m/s em apenas 2s, exibindo espantosa aceleração.
a)       Calcule a aceleração do animal durante esse intervalo .
b)       Compare   valor obtido  com a aceleração da gravidade.
12-   Um certo automóvel parte  do repouso e atinge 100,8 km/h em 5s.
a)       Converta 100,8 km/h para m/s para m/s (use dados do exercício 6) .
b)       Qual é a aceleração (média) do veiculo , em m/s², nesse percurso?
13-   Certo atleta consegue, partindo de repouso , atingir a velocidade  de 10 m/s em 1s. Qual a aceleração do atleta nesse intervalo de tempo?
14-   Os participantes da corrida de 100 m , nas olimpíadas levam mais tempo para percorrer a primeira metade do percurso do que para percorrer a segunda . Explique por quê?
15-   Para responder a esta questão , você precisará consultar uma das ilustrações neste capitulo e ignorar a resistência do ar.Uma pessoa solta uma pedra dentro de um poço de água e , após 3s ouve-a mergulhando na água .O nível da água do poço esta a quatro metros da altura em que a pedra foi solta?
16-   Um helicóptero da ONU , parado no ar , solta caixas de mantimentos para pessoas isoladas em uma região por causa de uma cheia de um rio .O paraquedas  de uma das caixas só abriu após 4s.Desprezando a resistência do ar , faça uma estimativa de qual era a velocidade de queda da caixa no instante em que o paraquedas abriu.
17-   Considere um objeto abandonado para sofrer queda livre na Lua , onde a aceleração da gravidade é 1,6 m/s².Qual  é a velocidade do objeto após o tempo de queda de:
a)       1 s ?                               b) 2s?                     c) 3 s?
18-   Após um mesmo tempo de queda livre no vácuo, a velocidade e um corpo é maior na Terra  ou na Lua ?Por quê?
19-   Uma manga está presa a um galho da mangueira ,a 9,8 m de altura do solo .Subitamente ela se desprende do galho e inicia um processo de queda livre (no qual a resistência do ar será desprezada ) . Após 1s de queda a velocidade da manga será de 9,8 m/s , mas ela não atingiu o solo.Por quê?
20-   Os  esquemas a seguir mostram as posições  de uma pena e de um objeto de chumbo soltos simultaneamente no ar e no vácuo.
a)       Por que, no ar, não caem simultaneamente?
b)       Em qual dos casos, no ar ou no vácuo , o objeto cai mais lentamente? Qual a explicação ?
c)       Em qual dos casos  tem-se , verdadeiramente, queda livre?Explique.

domingo, 18 de março de 2012

ESTUDO DIRIGIDO II - 9° ANO "ANITA RIBAS"

ESTUDO DIRIGIDO II


1- Quais são os dois fatores principais na passagem de uma fase para outra?

2- Quais os fatores podem aumentar a evaporação?

3- O gelo seco no estado sólido passa para o estado gasoso sem deixar resíduos .Qual a mudança de estado ocorre com o gelo seco?

4- Complete o quadro abaixo:














5- De uma semelhança e uma diferença entre :

a) Fusão e solidificação;

b) Ebulição e calefação.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

1º BIMESTRE - QUÍMICA PARA O 9º ANO "ANITA RIBAS"

Olá alunos , segue abaixo as questões a serem trabalhadas em sala de aula , façam a impressão ou copiem no caderno e deixem que resolveremos em sala de aula ok?


ESTUDO DIRIGIDO – I

1-      O que são propriedades gerais da matéria?
2-      A formação da ferrugem esta relacionada com qual propriedade especifica da matéria?
3-      Se um pedaço de metal tem um volume de 25 cm3 e pesa 50 g , qual a densidade desse metal? (não se esqueça de colocar as unidades)
4-      Utilizando as informações da tabela relacionada a dureza do material , identifique qual material poderia ser riscado por uma pedra de quartzo.
5-      Quais as propriedades organolépticas (cor,odor e sabor) da água?
6-      Explique porque o diamante é utilizado em brocas odontológicas , ferramentas  de corte , além de servir para cortar vidro.
7-      Pense sobre a afirmação e responda  ás questões :
Densidade é o resultado da divisão da massa (quantidade de matéria ) de um corpo por seu volume .
a)      Se colocarmos inicialmente 30 cm3 de ar em uma seringa e depois o comprimirmos  até 20cm3 , em qual das duas situações o ar apresentará maior densidade ? Por quê?
b)     Sabemos que um pedaço de ferro tem mais massa que um pedaço de vidro do mesmo tamanho .Qual dos dois materiais tem maior densidade e por quê?
8-        Imagine que um colega lhe peça que descubra entre dois tipos de madeiras qual é a mais densa . E lhe oferece duas amostras, com o mesmo volume ,de cada material  e uma vasilha de água .Como você resolveria esse problema?
9-      È muito mais fácil boiar na água do mar do que na água da piscina , para comprovar esta afirmação, faça o seguinte experimento, coloque um ovo num copo com água  e descreva o que aconteceu , depois retire o ovo e acrescente 3 colheres de sal , mexa e coloque novamente o ovo e descreva novamente o ocorrido e depois relate sua conclusão , utilize a tabela abaixo para relatar o experimento