quarta-feira, 6 de março de 2013

estudo dirigido 9º ano - 2013

ESTUDO DIRIGIDO DE FÍSICA PARA O 9º ANO Escola Docelina

ESTUDO DIRIGIDO DE FÍSICA
1-       Um camelo percorre 90 Km em  6 h. Qual é a sua velocidade média?
2-       Um atleta nada 100 m em 50 s. Determine sua velocidade média nesse percurso .
3-       Um ônibus leva meia hora para realizar o percurso de Jundiaí (SP) a Campinas (SP), a uma velocidade média de 80 km/h.Qual é a distância que separa as duas cidades?Explique como chegou a essa conclusão .
4-       Dois pontos de um CD musical estão localizados conforme mostrado na ilustração  abaixo . Quando esse CD esta sendo ouvido ( e, portanto , está girando), qual dos pontos percorre mais centímetros por segundo ? Justifique.



5-       Um avião percorre a distância de Porto Alegre a Recife , que é de 3.000 km, em 2h.
a)       Calcule a velocidade média do avião nesse percurso
b)       Procure em um dicionário o significado da palavra supersônico  e escreva-o em seu caderno
c)       Considere que a velocidade do som no ar é 1.235km/h .Pode-se afirmar que esse avião é supersônico ?
6-       Para responder as perguntas , use  as seguintes informações :
·         1km equivale a 1.000 m ;
·         1 h equivale a 60 min.;
·         1mim. Equivale a 60s.
a)       Um automóvel move-se a 72km/h.Como expressar essa velocidade em m/s?
b)       Uma moto move-se a 54 km/h.Qual é sua velocidade , expressa em m/s?
7-       Se você caminha com velocidade constante de 1m/s, quantos quilômetros percorrerá em uma hora ? Qual é a sua velocidade expressa em km/h
8-       Ás 9:30 mim.;um automóvel passa pelo marco quilométrico 340 e ás 11h, chega ao marco quilométrico 445.Qual é a velocidade média do automóvel nesse trajeto ?
9-       Em uma estrada , um ônibus trafegou durante duas horas com velocidade média de 80 km/h e durante mais uma hora com velocidade média 75 km/h.Qual a distancia percorrida pelo ônibus ?
10-   Uma moto com velocidade média 60 km/h , passa pelo quilometro 214 de uma rodovia ás 14h. Mantendo essa velocidade , a que horas chegará a uma cidade que fica no quilometro 259?
11-   O guepardo , ou chita(veja na figura ao lado) , é o animal mais veloz que se conhece. 


Partindo do repouso ele pode chegar a 26 m/s em apenas 2s, exibindo espantosa aceleração.
a)       Calcule a aceleração do animal durante esse intervalo .
b)       Compare   valor obtido  com a aceleração da gravidade.
12-   Um certo automóvel parte  do repouso e atinge 100,8 km/h em 5s.
a)       Converta 100,8 km/h para m/s para m/s (use dados do exercício 6) .
b)       Qual é a aceleração (média) do veiculo , em m/s², nesse percurso?
13-   Certo atleta consegue, partindo de repouso , atingir a velocidade  de 10 m/s em 1s. Qual a aceleração do atleta nesse intervalo de tempo?
14-   Os participantes da corrida de 100 m , nas olimpíadas levam mais tempo para percorrer a primeira metade do percurso do que para percorrer a segunda . Explique por quê?
15-   Para responder a esta questão , você precisará consultar uma das ilustrações neste capitulo e ignorar a resistência do ar.Uma pessoa solta uma pedra dentro de um poço de água e , após 3s ouve-a mergulhando na água .O nível da água do poço esta a quatro metros da altura em que a pedra foi solta?
16-   Um helicóptero da ONU , parado no ar , solta caixas de mantimentos para pessoas isoladas em uma região por causa de uma cheia de um rio .O paraquedas  de uma das caixas só abriu após 4s.Desprezando a resistência do ar , faça uma estimativa de qual era a velocidade de queda da caixa no instante em que o paraquedas abriu.
17-   Considere um objeto abandonado para sofrer queda livre na Lua , onde a aceleração da gravidade é 1,6 m/s².Qual  é a velocidade do objeto após o tempo de queda de:
a)       1 s ?                               b) 2s?                     c) 3 s?
18-   Após um mesmo tempo de queda livre no vácuo, a velocidade e um corpo é maior na Terra  ou na Lua ?Por quê?
19-   Uma manga está presa a um galho da mangueira ,a 9,8 m de altura do solo .Subitamente ela se desprende do galho e inicia um processo de queda livre (no qual a resistência do ar será desprezada ) . Após 1s de queda a velocidade da manga será de 9,8 m/s , mas ela não atingiu o solo.Por quê?
20-   Os  esquemas a seguir mostram as posições  de uma pena e de um objeto de chumbo soltos simultaneamente no ar e no vácuo.
a)       Por que, no ar, não caem simultaneamente?
b)       Em qual dos casos, no ar ou no vácuo , o objeto cai mais lentamente? Qual a explicação ?
c)       Em qual dos casos  tem-se , verdadeiramente, queda livre?Explique.

domingo, 18 de março de 2012

ESTUDO DIRIGIDO II - 9° ANO "ANITA RIBAS"

ESTUDO DIRIGIDO II


1- Quais são os dois fatores principais na passagem de uma fase para outra?

2- Quais os fatores podem aumentar a evaporação?

3- O gelo seco no estado sólido passa para o estado gasoso sem deixar resíduos .Qual a mudança de estado ocorre com o gelo seco?

4- Complete o quadro abaixo:














5- De uma semelhança e uma diferença entre :

a) Fusão e solidificação;

b) Ebulição e calefação.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

1º BIMESTRE - QUÍMICA PARA O 9º ANO "ANITA RIBAS"

Olá alunos , segue abaixo as questões a serem trabalhadas em sala de aula , façam a impressão ou copiem no caderno e deixem que resolveremos em sala de aula ok?


ESTUDO DIRIGIDO – I

1-      O que são propriedades gerais da matéria?
2-      A formação da ferrugem esta relacionada com qual propriedade especifica da matéria?
3-      Se um pedaço de metal tem um volume de 25 cm3 e pesa 50 g , qual a densidade desse metal? (não se esqueça de colocar as unidades)
4-      Utilizando as informações da tabela relacionada a dureza do material , identifique qual material poderia ser riscado por uma pedra de quartzo.
5-      Quais as propriedades organolépticas (cor,odor e sabor) da água?
6-      Explique porque o diamante é utilizado em brocas odontológicas , ferramentas  de corte , além de servir para cortar vidro.
7-      Pense sobre a afirmação e responda  ás questões :
Densidade é o resultado da divisão da massa (quantidade de matéria ) de um corpo por seu volume .
a)      Se colocarmos inicialmente 30 cm3 de ar em uma seringa e depois o comprimirmos  até 20cm3 , em qual das duas situações o ar apresentará maior densidade ? Por quê?
b)     Sabemos que um pedaço de ferro tem mais massa que um pedaço de vidro do mesmo tamanho .Qual dos dois materiais tem maior densidade e por quê?
8-        Imagine que um colega lhe peça que descubra entre dois tipos de madeiras qual é a mais densa . E lhe oferece duas amostras, com o mesmo volume ,de cada material  e uma vasilha de água .Como você resolveria esse problema?
9-      È muito mais fácil boiar na água do mar do que na água da piscina , para comprovar esta afirmação, faça o seguinte experimento, coloque um ovo num copo com água  e descreva o que aconteceu , depois retire o ovo e acrescente 3 colheres de sal , mexa e coloque novamente o ovo e descreva novamente o ocorrido e depois relate sua conclusão , utilize a tabela abaixo para relatar o experimento

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

ESTUDO DIRIGIDO II - PARA O 9º ANO


ESTUDO DIRIGIDO II

1)      O que você entende por reação química ?

2)      O que são reagentes e produtos de uma reação química ? Cite  um exemplo.


3)      Faça o balanceamento das seguintes equações :
a)      Na + O2          Na2 O
b)      Mg + O2          MgO
c)      Zn  +  HCl          ZnCl2  +   H2
d)      Na2O + HCl            NaCl   +  H2O
e)      H2 + O2                  H2O
f)       H2O  + CO2                         H2CO3
g)      CH4+ O2                   CO2  + H2O
h)      C6H6  +  O2                        CO2   +   H2O

4)      Proust  formulou uma lei química importante , conhecida como lei das proporções  constantes .De acordo com essa lei,uma determinada substância , qualquer que seja a sua origem , é sempre formada pelos mesmos elementos químicos , combinados na mesma proporção.
a)      Sabemos que a massa molecular da água  é 18 e que a massa molecular é obtida pela soma das massas atômicas .Logo , em 18 g de água , há quantos gramas de hidrogênio e quantos e quantos gramas  de oxigênio?
b)      Qual é a proporção entre os elementos que formam a água?Em 360 gramas de água, quantos gramas há de hidrogênio  e quantos gramas há de oxigênio?
c)      Sabendo-se que a fórmula da glicose  é  C6H12O6 , e qual  é a sua massa molecular e qual é a proporção  dos seus elementos ? Em 1500 gramas de glicose , quantos  gramas há de carbono , de hidrogênio e de oxigênio?