quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

1º BIMESTRE - QUÍMICA PARA O 9º ANO "ANITA RIBAS"

Olá alunos , segue abaixo as questões a serem trabalhadas em sala de aula , façam a impressão ou copiem no caderno e deixem que resolveremos em sala de aula ok?


ESTUDO DIRIGIDO – I

1-      O que são propriedades gerais da matéria?
2-      A formação da ferrugem esta relacionada com qual propriedade especifica da matéria?
3-      Se um pedaço de metal tem um volume de 25 cm3 e pesa 50 g , qual a densidade desse metal? (não se esqueça de colocar as unidades)
4-      Utilizando as informações da tabela relacionada a dureza do material , identifique qual material poderia ser riscado por uma pedra de quartzo.
5-      Quais as propriedades organolépticas (cor,odor e sabor) da água?
6-      Explique porque o diamante é utilizado em brocas odontológicas , ferramentas  de corte , além de servir para cortar vidro.
7-      Pense sobre a afirmação e responda  ás questões :
Densidade é o resultado da divisão da massa (quantidade de matéria ) de um corpo por seu volume .
a)      Se colocarmos inicialmente 30 cm3 de ar em uma seringa e depois o comprimirmos  até 20cm3 , em qual das duas situações o ar apresentará maior densidade ? Por quê?
b)     Sabemos que um pedaço de ferro tem mais massa que um pedaço de vidro do mesmo tamanho .Qual dos dois materiais tem maior densidade e por quê?
8-        Imagine que um colega lhe peça que descubra entre dois tipos de madeiras qual é a mais densa . E lhe oferece duas amostras, com o mesmo volume ,de cada material  e uma vasilha de água .Como você resolveria esse problema?
9-      È muito mais fácil boiar na água do mar do que na água da piscina , para comprovar esta afirmação, faça o seguinte experimento, coloque um ovo num copo com água  e descreva o que aconteceu , depois retire o ovo e acrescente 3 colheres de sal , mexa e coloque novamente o ovo e descreva novamente o ocorrido e depois relate sua conclusão , utilize a tabela abaixo para relatar o experimento

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

ESTUDO DIRIGIDO II - PARA O 9º ANO


ESTUDO DIRIGIDO II

1)      O que você entende por reação química ?

2)      O que são reagentes e produtos de uma reação química ? Cite  um exemplo.


3)      Faça o balanceamento das seguintes equações :
a)      Na + O2          Na2 O
b)      Mg + O2          MgO
c)      Zn  +  HCl          ZnCl2  +   H2
d)      Na2O + HCl            NaCl   +  H2O
e)      H2 + O2                  H2O
f)       H2O  + CO2                         H2CO3
g)      CH4+ O2                   CO2  + H2O
h)      C6H6  +  O2                        CO2   +   H2O

4)      Proust  formulou uma lei química importante , conhecida como lei das proporções  constantes .De acordo com essa lei,uma determinada substância , qualquer que seja a sua origem , é sempre formada pelos mesmos elementos químicos , combinados na mesma proporção.
a)      Sabemos que a massa molecular da água  é 18 e que a massa molecular é obtida pela soma das massas atômicas .Logo , em 18 g de água , há quantos gramas de hidrogênio e quantos e quantos gramas  de oxigênio?
b)      Qual é a proporção entre os elementos que formam a água?Em 360 gramas de água, quantos gramas há de hidrogênio  e quantos gramas há de oxigênio?
c)      Sabendo-se que a fórmula da glicose  é  C6H12O6 , e qual  é a sua massa molecular e qual é a proporção  dos seus elementos ? Em 1500 gramas de glicose , quantos  gramas há de carbono , de hidrogênio e de oxigênio?

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

ESQUEMA O ÓRGÃO DA VISÃO

Orelha externa- orelha média - orelha interna

ESTUDO DIRIGIDO II - PARA O 8º ANO

Boa dia á todos, segue lista de exercícios com data de entrega em 31/10


1) Qual a função dos órgãos dos sentidos?
2) Quais as principais formas de percepção do mundo para os seres humanos?
3)  Responda:
a) Quais são os órgãos da visão? e onde estão alojados?
b) De que partes são constitídos os olhos?
c) O que é esclera , como ela é e qual a sua função?
d) O que é e como é a córnea ?
e) O que é corióide? como ela é?
f)O que é pupila ?Por que é sempre escura?
g) O que é íris ? Como ela é?
h) O que é retina?
i) Quais são os anexos do globo ocular?


Até lá pessoal !!!!!