quinta-feira, 3 de novembro de 2011

ESTUDO DIRIGIDO II - PARA O 9º ANO


ESTUDO DIRIGIDO II

1)      O que você entende por reação química ?

2)      O que são reagentes e produtos de uma reação química ? Cite  um exemplo.


3)      Faça o balanceamento das seguintes equações :
a)      Na + O2          Na2 O
b)      Mg + O2          MgO
c)      Zn  +  HCl          ZnCl2  +   H2
d)      Na2O + HCl            NaCl   +  H2O
e)      H2 + O2                  H2O
f)       H2O  + CO2                         H2CO3
g)      CH4+ O2                   CO2  + H2O
h)      C6H6  +  O2                        CO2   +   H2O

4)      Proust  formulou uma lei química importante , conhecida como lei das proporções  constantes .De acordo com essa lei,uma determinada substância , qualquer que seja a sua origem , é sempre formada pelos mesmos elementos químicos , combinados na mesma proporção.
a)      Sabemos que a massa molecular da água  é 18 e que a massa molecular é obtida pela soma das massas atômicas .Logo , em 18 g de água , há quantos gramas de hidrogênio e quantos e quantos gramas  de oxigênio?
b)      Qual é a proporção entre os elementos que formam a água?Em 360 gramas de água, quantos gramas há de hidrogênio  e quantos gramas há de oxigênio?
c)      Sabendo-se que a fórmula da glicose  é  C6H12O6 , e qual  é a sua massa molecular e qual é a proporção  dos seus elementos ? Em 1500 gramas de glicose , quantos  gramas há de carbono , de hidrogênio e de oxigênio?

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

ESQUEMA O ÓRGÃO DA VISÃO

Orelha externa- orelha média - orelha interna

ESTUDO DIRIGIDO II - PARA O 8º ANO

Boa dia á todos, segue lista de exercícios com data de entrega em 31/10


1) Qual a função dos órgãos dos sentidos?
2) Quais as principais formas de percepção do mundo para os seres humanos?
3)  Responda:
a) Quais são os órgãos da visão? e onde estão alojados?
b) De que partes são constitídos os olhos?
c) O que é esclera , como ela é e qual a sua função?
d) O que é e como é a córnea ?
e) O que é corióide? como ela é?
f)O que é pupila ?Por que é sempre escura?
g) O que é íris ? Como ela é?
h) O que é retina?
i) Quais são os anexos do globo ocular?


Até lá pessoal !!!!!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Fórum - para o 8º ano

Olá alunos
Peço que façam leitura do texto abaixo e em seguida respondam as questões solicitadas
Exercício fisíco e saúde mental
"A interação mente-corpo está sendo cada vez mais alvo de interesse por parte não apenas dos médicos e dos atletas profissionais, mas da população em geral e das empresas. Uma onda de práticas esportivas, envolvendo mais e mais pessoas, está motivando profissionais da área de saúde a focarem sua atenção na estreita relação que existe entre o exercício físico e o bem-estar emocional. As empresas estão também se mobilizando para proporcionar aos empregados momentos de lazer em que se incluam exercícios físicos, apostando em um retorno positivo em termos de produtividade e de integração com os funcionários. Em entrevista ao Boa Saúde, Dr. Renato Monteiro, médico do trabalho, esclarece alguns desses pontos".

Mudando a rotina

Cresce a cada dia o número de centros especializados em treinamento e condicionamento físico que são procurados pelas empresas para fazer parte das atividades recreativas e de lazer entre seus funcionários. Professores de educação física, fisioterapeutas, médicos do trabalho, terapeutas ocupacionais e monitores para exercícios em grupo são profissionais que muitas vezes, fazendo um trabalho combinado, podem elevar o ânimo dos operários de uma fábrica com o uso de exercícios diários. A razão disso é que as empresas já descobriram que transtornos como a ansiedade e a depressão podem significar perdas importantes para seus projetos e isso vem facilitando um novo raciocínio: ainda dentro da rotina de trabalho, os funcionários podem se exercitar, e conseqüentemente relaxar, sem que isso seja considerado ociosidade.

Prós e contras

Em princípio, todo e qualquer exercício é benéfico e pode contribuir para a saúde mental. No entanto, exercícios nunca devem começar a ser feitos sem que a pessoa saiba quais são suas reais condições de saúde. Pessoas com problemas cardíacos, gestantes, portadores de algum problema ósseo ou articular devem sempre consultar um médico do esporte para saber quais são os exercícios adequados e permitidos para o seu caso. Mesmo as pessoas saudáveis, a título de prevenção, devem se preparar – conhecer o próprio corpo, fazer exames médicos e saber até onde podem ir com um esporte ou ginástica é fundamental para que os exercícios dêem os resultados esperados.

E não é mais preciso forçar a própria natureza para fazer exercícios, pois opções é que não faltam: aeróbica, jogos esportivos, caminhada, exercícios dentro da água, exercícios com acompanhamento de músicas. A pessoa interessada em começar a se exercitar, hoje, pode e deve escolher o tipo de exercício que lhe seja prazeroso e acessível ao seu corpo. Influenciados pelo modismo, muitos indivíduos correm o risco de escolher para sua prática física um esporte que não combine com suas habilidades motoras ou com seu estilo de vida, e isso pode levar à desmotivação e ao abandono precoce das atividades.
 
Agora responda
1- Do que se trata o texto?
2- Podemos afirmar o que o exercício fisico esta diretamente ligada a saúde mental?
3- Em sua família quantas pessoas realizam atividade física?
4- Na sua opinião com qual frequência devemos praticar atividades físicas?